No dia 08 de Maio de 2018, os elementos da Direção da Qualidade da Fundação Ferreira Freire, Helena Rodrigues, Fernando Nobre e Adriano Mendes, estiveram presentes pela primeira vez na Reunião do Grupo Benchmarking que decorreu em Ílhavo.

Neste grupo, estão representadas Instituições de todo o País, certificadas pela ISO 9001-2015 e com Nível A dos MAQSS, tendo como objetivo a análise de indicadores, comparação de resultados, partilha de boas práticas e experiências.

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas institucionais, e é um importante instrumento de gestão das Instituições. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada Organização.

O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada Organização, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra Instituição criar e ter ideias novas, em cima do que já é realizado.

O benchmarking consiste em aprender com outras Instituições, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhorar o desempenho da Instituição.

A Fundação Ferreira Freire, agradece a aceitação neste grupo de trabalho, bem como regista com muita satisfação o acolhimento que foi dado aos elementos presentes.